sábado, 21 de março de 2015

A polícia e a Sociedade

    O termo "Polícia" vem do Grego "Polis" que significa cidade e traduzido para o latim, chegando ao termo  "Guardas de uma cidade". Hoje em dia, policias são designados para prevenir a infração da lei, seja ela qual for, porém, muitas vezes, os infratores não costumam gostar disso.
Estamos numa época em que qualquer palavra ou publicação pode ser enxergada com um estopim para ascender uma guerra civil no País, que por sua vez, já foi administrado pela "polícia" (Ditadura Militar) e também, é considerado umas das nações que mais tem impunidade no mundo.

    Em Cruz Machado, todos os dias vemos pessoas reclamando da falta de segurança pública e da necessidade de mais efetivo policial, devido aos inúmeros casos de roubo, brigas, infrações de trânsitos, entre outras ações fora da lei, causadas por pessoas que podem ou não serem de má índoles.

    Na noite de sábado (21), um caso chamou atenção da população cruz machadense. Uma abordagem policial convencional, para averiguação do veículo, resultou em polêmica discussão entre a polícia e populares. Segundo informações, os policiais pediram para o condutor de uma montana preta, porém, o mesmo não acatou a ordem dos policiais e empreendeu em fuga, sendo perseguido pela viatura pelas ruas da cidade. Há relatos que o pneu da montana estourou próximo da casa do condutor, sendo que o mesmo foi apreendido pelos policiais. 

    No momento da prisão, amigos do condutor chegaram no local e tentaram resolver a situação por ali mesmo, mas ao invés de melhorar, a situação piorou e pessoas influentes da sociedade reagiram contra os policiais e acabaram discutindo com os mesmos. Depois de muita conversa, o homem foi levado para o módulo policial junto com seu veículo para medidas cabíveis.

    Com isso, vemos um contraste de discursos, tendo de um lado, defensores da segurança pública, que prezam pela paz e o bom andamento da sociedade, sem infrações, do outro a polícia, paga para resguardar a segurança da população e prevenir as infrações, e do outro, pessoas cometendo infrações e causando problemas nos locais onde andam.

    Agora, deixo em aberto uma pergunta sobre o caso, refletindo na seguinte linha de pensamento: 
  • Toda pessoa que anda certo, com cuidado e não deve nada, não vai recusar ordem de parada da polícia. 
  • Toda polícia, que preze pela paz e o bom andamento da sociedade, vai defender a tranquilidade e a segurança da população
  • Sempre que a polícia aborda alguma pessoa ou veículo, é por fundada suspeita, sendo que toda pessoa tem o dever de parar e explicar qualquer ato que os policias tenham desconfiado.
  • Se a pessoa foge da polícia, talvez não esteja de acordo com a lei, ou então, quer mostrar força maior que os demais.
Seguindo essa ordem, pergunto-lhes:

Seja qual for o motivo, você é contra ou a favor a abordagem policia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RGS grande

RGS grande

Anúncios Dentro das Postagens