terça-feira, 24 de março de 2015

O lixo de Cruz Machado

      Literalmente podemos dizer que a coleta de lixo está o mesmo nome. A licitação das empresas para coleta de lixo do município faz dias que começou, e para a administração está tudo certo, porém, ainda temos muitas reclamações e também alguns detalhes não explicados.
      No início do ano, a empresa que fazia a colta há algum tempo na cidade, foi retirada dos contratos da prefeitura, por intermédio de uma licitação, onde a atual empresa (Atitude ) venceu o pregão, porém, por motivo de irregularidade no processo licitatório, a justiça impugnou a licitação e moradores ficaram sem coleta de lixo na cidade, causando um verdadeiro caos, entupindo as lixeiras.
      Com um pedido de liminar, a prefeitura conseguiu contratar a empresa de forma emergencial, pois a situação estava ficando cada dia mais complicada. A empresa vencedora foi a própria Atitude Ltda, que teria vencido o pregão, mas não pode assumir formalmente e então está de forma emergencial fazendo os trabalhos.
      Em entrevista ao Repórter Marcelo Schlenert/Jornal Regionaus, o prefeito Antonio Luis Szaykowski disse que está tudo certo, e que foi uma das empresas perdedoras que impugnaram a licitação.
      O fato mais curioso, não foi as licitações e impugnações, e sim a forma do contrato, pois no edital estava proposto que a empresa vencedora, além de coletar o lixo, reciclar e limpar as ruas, deveria manter limpa as praças, ruas, pintar os meio fios, retirar galhos entre outros. Tudo bem, até aqui está certo, pois a empresa está realizando os serviços, em parte, pois além de tudo isso, teria que estar no cronograma de serviços, a limpeza de boca de lobos, boeiros e vias de escoamento de água, porém, quem fez esse serviço foi a própria prefeitura, inclusive tem matéria no site oficial do Município, mostrando os trabalhos, que foram supervisionados pelo Prefeito Antoninho.
       Em uma visita da nossa equipe no terreno que serve de depósito do lixo, flagramos os caminhões despejando o lixo diretamente no buraco feito para a compostagem, sem qualquer tipo de triagem dos materiais recicláveis. Procurados para falar sobre o assunto, o responsável da empresa não soube se explicar e disse que não tínhamos autorização para visitar o local,
       Outra curiosidade que estamos esclarecendo é a segunda licitação que teve na prefeitura no último dia 10 de março, que também tratava da limpeza de bocas de lobo, boeiros e vias de escoamento.
     Os dois contratos das licitações passam de 120 mil reais por mês, e até hoje, quem realmente efetuou a limpeza dos boeiros e vias foi somente os funcionários da prefeitura.
      Questionado sobre o assunto, o prefeito disse que não tem irregularidade e que as licitações são diferentes, mas nas duas primeiras linhas das licitações 20/2015 e 08/2015 a finalidade do processo é o mesmo e ainda nenhuma empresa efetuou o devido serviço.

      A diferença de valores entre a antiga empresa e a atual que coleta o lixo, passa de 50 mil reais por mês e o contrato da empresa anterior ainda poderia ser prorrogado.
      O prefeito Antonio disse a nossa reportagem que a empresa não possuía negativas para prorrogar o contrato, porém, nos dois anos da administração dele, quem fazia o serviço era a referida empresa.
      Alguns moradores do Fuck Taguá e Pinaré estão revoltados com a coleta, pois no contrato está previsto que seria realizada a cada 15 dias, porém, nos mais de 50 dias  de contrato, o caminhão passou apenas duas vezes nas localidades.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RGS grande

RGS grande

Anúncios Dentro das Postagens